AVISOS

Minicurso do Excel

16

Reposição da aula de Estatística Básica.  Eng. de Pesca 2015

17

/

/

19

/

Prova de Estatística Básica para a Turma de Eng. de Pesca 2015

NOSSO LABORATÓRIO

NOTÍCIAS

Semana do Calouro 2016

A Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, com o objetivo de recepcionar os novos alunos aprovados no Processo Seletivo 2016, realiza no período de 16 a 20 de maio a Semana do Calouro.

 

Publicado em 13 de Maio de 2016

Na região bragantina, estado do Pará, a forma de comercialização mais encontrada do caranguejo uçá, U. cordatus, é in natura ou carne (massa) congelada. Aproximadamente 30 mil famílias no Estado do Pará sobrevivem da atividade de retirada da massa de caranguejo. A média de resíduos dessa atividade é 75%. O depósito inadequado de resíduos no meio ambiente possibilita o desenvolvimento de vetores de doenças e causa poluição de corpos d’ água, do lençol freático, além da poluição visual e forte odor. Há várias alternativas de utilização de resíduos orgânicos, dentre elas a biodigestão, que utiliza uma biomassa para geração de biogás. As vísceras de caranguejo, geradas no beneficiamento, podem ser utilizadas como biomassa. Através da Engenheira de Pesca Adriana de Souza foi realizado um projeto que visa a construção de um biodigestor de bancada tipo batelada para produção de biogás a partir da fermentação de vísceras de caranguejo-uçá.

GERADOR DE BIOGÁS

ARTIGOS

APOSTILAS

 

TOUR PELO CAMPUS

''BARRA DE CEREAL COM PROTEÍNAS DE PESCADO''

O Projeto “Elaboração de barras de cereais enriquecidas com proteína de peixe”, sob a coordenação da professora Marileide Moraes Alves, do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), está em andamento há quatro anos. O estudo desenvolvido no Laboratório de Tecnologia do Pescado, da Faculdade de Engenharia de Pesca de Bragança, surgiu em busca da inovação de um produto já consolidado no mercado e apreciado por um grande número de consumidores.

O objetivo do projeto é a inovação de produtos dentro do ambiente produtivo e social de empresas de capital público ou privado. Nesse sentido, a incorporação do concentrado proteico de pescado revela-se uma maneira inovadora de reformular a barra de cereal, proporcionando a aplicação de técnicas que possibilitam a introdução do pescado na dieta dos consumidores, de forma diferenciada.

FENACAM 2016

A FENACAM’16 que se realizará no período de 21 a 24 de Novembro de 2016, no Centro de Eventos do Ceará, na Cidade de Fortaleza (CE)

Publicado em 13 de Maio de 2016

MATRICULAS ABERTAS NO SIGAA

O periodo de Matricula online no SIGAA, está aberto, e vai prosseguir até o 17 de Maio.

Publicado em 13 de Maio de 2016

Estudantes de Eng. de Pesca, desenvolvem Software

O software tem como principal objetivo dar suporte aos técnicos e piscicultores no processo de planejamento do investimento, assim como auxiliar a gestão econômica de empreendimentos de piscicultura comercial.

Publicado em 13 de Maio de 2016

Peixes-no-aquário-1357923046_37.jpg
Peixes-no-aquário-1357923046_37.jpg

press to zoom
quimica.jpg
quimica.jpg

press to zoom
Logo.jpg
Logo.jpg

press to zoom
Peixes-no-aquário-1357923046_37.jpg
Peixes-no-aquário-1357923046_37.jpg

press to zoom
1/7